.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Testamento do Arturinho - Carnaval 2010

1 comentários
ATENÇÃO:

Lá diz o ditado: "É Carnaval, ninguém leva a mal".
Mantendo a tradição, o Arturinho deixou-nos o seu testamento, com algumas críticas de escárnio e mal dizer. É evidente que não existe a intenção de ofender quem quer que seja, mas apenas a preocupação de dizer umas verdades a rir nestes tempos de crise e dificuldades que atravessamos.

Queremos afirmar que há figuras e figurões que este ano não foram citadas no testamento, mas podem pôr "as barbas de molho" que para o ano cá estaremos atentos e preparados!

Podem fazer o download do testamento do Arturinho aqui.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Desfile de Carnaval das Crianças visto por um elemento do juri

0 comentários
No dia 14 de Fevereiro, pelas quinze horas, realizou-se o Desfile de Carnaval das Crianças pelas ruas da vila promovido pela Associação Recreativa Cultural e do Carnaval Taipense.

Uma tarde gélida e nada afável recebeu as crianças que, muito divertidas e entusiasmadas, nem o frio sentiam. O mesmo não disseram os membros do júri que, localizados no coreto, sentiram no corpo as correntes de ar e o vento gelado a divertir-se, a fazer travessuras e a brincar ao Carnaval. Fizeram parte do júri: Constantino Veiga da Junta de Freguesia de Caldelas, Teresa Portal do Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas, Manuela Santos da Associação Recreativa Cultural e do Carnaval Taipense, Ricardo Araújo da Associação Comercial e Industrial das Taipas, Luís Soares da Cooperativa Taipas Turitermas, Daniel Matos dos Bombeiros Voluntários das Taipas e Maria Barbosa da Juventude Social Democrata.

Os jovens percorreram as ruas da vila e desfilaram perante o júri que valorizou a originalidade e a beleza dos disfarces. Os prémios ficaram assim distribuídos:

  1º lugar - nº 52- Michael Jackson; 
  2º lugar - nº195- o médico; 
  3º lugar - nº 31- o velho; 
  4º lugar - nº78- o pescador; 
  5º lugar - a velha do casal 88/89; 
  6º lugar - nº46- a dama antiga; 
  7º lugar - nº82- a abelha; 
  8º lugar - nº61- o punk; 
  9º lugar - nº53- o bombeiro; 
10º lugar - nº73- o piloto. 

O primeiro premiado ganhou uma bicicleta, o segundo uma trotineta e todos os outros receberam uma pen que poderão utilizar com os seus Magalhães. Nalguns casos, a pen vai ter de esperar uns anitos que a criança cresça.

Enquanto o júri deliberava, houve um espectáculo no palco, tendo a Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas apresentado o Clube da Biblioteca “Piruetas com Letras & Ca” que dramatizou a leitura do conto tradicional “O macaco do rabo cortado” e apresentou ainda o grupo de ginástica - Rope Skipping – que, recentemente, ganhou o Campeonato Nacional. Seguiu-se o Rancho Folclórico de Sande S.Martinho e logo de seguida o Rancho Folclórico de Sande S.Clemente. Como sempre acontece, os que têm pés marotos não conseguem resistir ao apelo minhoto e ainda deram umas voltas no vira.

Apesar da tarde pouco acolhedora, as crianças e os adultos divertiram-se e brincaram ao Carnaval, tendo acabado na barraquinha das farturas, como toda a festa popular portuguesa que se preza.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval das crianças

0 comentários
Eram 14h30 do dia 14 de Fevereiro de 2010. Numa demonstração de fervor taipense, as crianças em grande número convergiram para o espaço onde se realiza a feira semanal. Neste local esperavam-nos, com expectativa, os elementos da ARCAT. 

Compareceram cerca de centena e meia de crianças acompanhadas, umas pelos pais, outras por amigos e conhecidos, que deram uma totalidade de cor, alegria e juventude ao espaço.

Pelo número, variedade e qualidade dos disfarces e pela quantidade de espectadores presentes, a organização ficou logo ali com a certeza que o Carnaval Taipense seria um sucesso. 

Cerca das 15 horas organizou-se e deu-se início ao desfile, reforçando-se o colorido dada a presença do Rancho Folclórico de Sande S.Martinho a abrir, e o Rancho Folclórico de Sande S.Clemente, a fechar o desfile. No meio deles desfilavam as crianças, trajadas a rigor, entusiasmadas e vaidosas, que acenavam, ouviam aplausos e divertiam com os seus jeitos infantis o imenso público que as observava e com a sua presença tornaram aquela tarde espectacular. Seguiam em liberdade própria da tenra idade, percorrendo a Avenida dos Bombeiros, Rua Professor Manuel Pereira, Rua António de Barros, entre outras.

Chegadas ao jardim, deram entrada no coreto, desfilando com entusiasmo perante o entusiasmo do Juri, previamente convidado pela ARCAT e que de uma forma competente, isenta e discutida, classificaram e fizeram a selecção dos 10 disfarces mais originais e belos. Os 3 melhores disfarces foram contemplados com uma bicicleta, uma trotinete e um equipamento desportivo, respectivamente. De seguida, dirigiram-se ao palco, montado para as festas, onde foi entregue a todas as crianças mascaradas uma pequena lembrança de participação pelos membros da ARCAT.
Num ambiente fantástico, de felicidade, cor e alegria, deu-se início ao espectáculo propositadamente montado para as festas.




sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nasce a ARCAT

Correspondendo à grande adesão e participação dos Taipenses nas festividades do Carnaval dos anos anteriores, um grupo de amigos e entusiastas dessa época festiva resolve assumir a responsabilidade de organizar este evento, entre outros, nas Caldas das Taipas, a partir deste ano.

Para isso, foi criada a ARCAT, uma nova associação, cujos objectivos são a organização e realização das mais variadas festas e eventos nas Caldas das Taipas, designadamente, das festas de Carnaval.

A ARCAT já se encontra devidamente legalizada, com estatutos aprovados e a trabalhar para que o Carnaval de 2010 corresponda aos anseios de todos aqueles que gostam desta época festiva e que nela pretendem participar e divertir-se.

A ARCAT assume a responsabilidade de melhorar as festividades que foram feitas nos anos transactos, trabalhando exaustivamente para o êxito das mesmas.

A ARCAT compromete-se a fazer os possíveis para que as festas carnavalescas assumam um carácter de afirmação da nossa terra e das nossas gentes e que se tornem num motivo de orgulho e diversão dos Taipenses e de todos aqueles que queiram visitar e participar nos festejos.

Pretende-se surpreender quer pela qualidade, quer pela inovação.