No dia 14 de Fevereiro, pelas quinze horas, realizou-se o Desfile de Carnaval das Crianças pelas ruas da vila promovido pela Associação Recreativa Cultural e do Carnaval Taipense.
Uma tarde gélida e nada afável recebeu as crianças que, muito divertidas e entusiasmadas, nem o frio sentiam. O mesmo não disseram os membros do júri que, localizados no coreto, sentiram no corpo as correntes de ar e o vento gelado a divertir-se, a fazer travessuras e a brincar ao Carnaval. Fizeram parte do júri: Constantino Veiga da Junta de Freguesia de Caldelas, Teresa Portal do Agrupamento Vertical de Escolas das Taipas, Manuela Santos da Associação Recreativa Cultural e do Carnaval Taipense, Ricardo Araújo da Associação Comercial e Industrial das Taipas, Luís Soares da Cooperativa Taipas Turitermas, Daniel Matos dos Bombeiros Voluntários das Taipas e Maria Barbosa da Juventude Social Democrata.
Os jovens percorreram as ruas da vila e desfilaram perante o júri que valorizou a originalidade e a beleza dos disfarces. Os prémios ficaram assim distribuídos:
1º lugar - nº 52- Michael Jackson;
2º lugar - nº195- o médico;
3º lugar - nº 31- o velho;
4º lugar - nº78- o pescador;
5º lugar - a velha do casal 88/89;
6º lugar - nº46- a dama antiga;
7º lugar - nº82- a abelha;
8º lugar - nº61- o punk;
9º lugar - nº53- o bombeiro;
10º lugar - nº73- o piloto.
O primeiro premiado ganhou uma bicicleta, o segundo uma trotineta e todos os outros receberam uma pen que poderão utilizar com os seus Magalhães. Nalguns casos, a pen vai ter de esperar uns anitos que a criança cresça.
Enquanto o júri deliberava, houve um espectáculo no palco, tendo a Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas apresentado o Clube da Biblioteca “Piruetas com Letras & Ca” que dramatizou a leitura do conto tradicional “O macaco do rabo cortado” e apresentou ainda o grupo de ginástica - Rope Skipping – que, recentemente, ganhou o Campeonato Nacional. Seguiu-se o Rancho Folclórico de Sande S.Martinho e logo de seguida o Rancho Folclórico de Sande S.Clemente. Como sempre acontece, os que têm pés marotos não conseguem resistir ao apelo minhoto e ainda deram umas voltas no vira.
Apesar da tarde pouco acolhedora, as crianças e os adultos divertiram-se e brincaram ao Carnaval, tendo acabado na barraquinha das farturas, como toda a festa popular portuguesa que se preza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário